segunda-feira, 1 de abril de 2013

O dia-dia na lixeira de Hulene



                                           


Ambiente social
Olho do Cidadão é um movimento de cidadania, onde se pretende consciencializar os cidadãos relativamente a problemas, dificuldades, desafios que encontremos no nosso bairro, na nossa comunidade, sociedade, reportando-os através de blogues, redes sociais e websites, na tentativa de encontrar soluções e respostas para os nossos problemas.
Este espaço vem abordar para a sociedade e na sociedade assuntos da cidadania, ligados a várias áreas do interesse social. Está inserido no projecto olho do cidadão, que quer despertar na sociedade Moçambicana a necessidade de cada um de nós por em prática a sua cidadania, demostrando boas práticas em prol do ambiente em que vivemos. Centenas de pessoas vivem do Lixo, vivem no lixo, estão na Lixeira em Maputo – as condições dos catadores de lixo são indignas!
Histórias de vida
Como sobre (vivem) os moçambicanos!

O Olho do Cidadão começou a reportar histórias de vida de cidadãos moçambicanos que, embora se deparem com enormes dificuldades e adversidades, não desistem, não baixam os braços, vão á luta e tentam sobreviver numa cidade/país onde o nível de vida tende a subir de forma desproporcional (os salários mantêm-se, principalmente o mínimo, cerca de cento e poucos dólares, e o preço dos transportes e alimentos básicos tendem a subir). A questão que se coloca é:

Como sobrevivem então estes catadores que se deparam diariamente com a pobreza, que vivem nela? Arranjam meios para o Sustento dos seus filhos. Como conseguem?
Estes moçambicanos, podiam facilmente optar pela via mais fácil, mas não, lutam com todas as suas forças e são um verdadeiro exemplo de vida!






Sem comentários:

Enviar um comentário