sexta-feira, 19 de abril de 2013









O lixo exagerado na cidade de Maputo
Uma das primeiras perguntas que podemos colocar é:
De onde vem tanto “lixo”?
O problema de “lixo” na cidade de Maputo é um dos problemas actuais da ou na nossa sociedade e está ligado ao Exodo Rural, relacionado a vários factores como a procura de emprego, de escolas, hospitais, ou seja, das melhores condições de vida.
O questão do lixo na cidade de Maputo está por de trás de várias situações que envolvem tanto o conselho Municipal tal como a  população.
Perante essa situação que não sei se passa despercebida nos olhos de quem vê, vejo que há uma necessidade de se pensar e agir em torno desse problema uma vez que este quanto aos seus impactos abrangem tanto a população ao redor dos locais de concentração do lixo, e os que usam a via.
Este problema põe em causa a circulação das pessoas uma vez que o lixo em alguns casos chega a fechar as estradas, altera a qualidade do ar e altera a estética do local.
Surge messe contexto algumas duvidas:
Será que o conselho Municipal tem o desenho de um plano de recolha lixo que abrange todos os bairros da nossa cidade?
Existem na nossa cidade contentora de lixo suficiente?
Em muitos casos a população reclama a pouca participação do sector de recolha de lixo que se faz ao local poucas vezes para a remoção do lixo.
O que a sociedade faz perante essa situação?
Para falar da sociedade vou começar por lembrar o que é cidadania.
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres do qual o individuo está sujeito em relação a sociedade em que vive. Ela inclui certos valores dos quais temos a cultura urbana, o respeito e a responsabilidade social.
Nestes termos é dever de cada um eu dotar mecanismos que possam proporcionar a cada um que faz parte da dessa sociedade um bem estar.

.



1 comentário:

  1. Entao, acha realmente que se solucionar a macrocefalia urbana estara resolvido o problema do lixo???
    Duvido muito, na verdade eu nao concordo com a abordagem do lixo que o blog faz...Podemmos solucionar isso, mas nao acho que devamos aliar o lixo ao exodo rural!!!!!

    ResponderEliminar